são alguns exemplos. Apesar de sempre trabalhar com tecnologia e robótica, o professor conta que, durante a pandemia, se viu diante de um grande desafio. (Vale avaliar abordagem, seleção e organização de conteúdos, sequência didática e contextualização dos temas.). A definição de “autonotação” está relacionada à 63% found this document useful, Mark this document as useful, 38% found this document not useful, Mark this document as not useful, Save autoavaliação docente preenchida For Later, DOCENTE DOS 1º, 2º E 3º CICLOS E DO ENSINO SECUNDÁRIO, tempos ao abrg. ( ) sim ( ) não Garante uma escola bonita, agradável e limpa para todos? (2012) expõem algumas razões que podem O diretor... Faz reuniões regulares com os funcionários? Neste curso, vamos discutir o papel importante da avaliação por meio de situações reais vividas por professores, mergulhando na prática para entender as intenções que direcionam as escolhas das estratégias avaliativas, do que e como ensinar e os resultados da aprendizagem. O diretor... Informa a você e seus colegas sobre o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, a importância dessas instâncias e como participar delas? Então, 2020 servirá para avaliar as ações futuras”. ( ) sim ( ) não Circula pelos ambientes da escola e conversa com você e seus colegas? Esse é um serviço oferecido pela Even3 Publicações e não tem relação com a organização do evento, IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações, Quero comprar o DOI para meu trabalho - R$ 19,00. Os momentos são outros”. Então a autoavaliação que visa à “Depois desses seis meses, preciso observar se eu vou precisar fazer uma recuperação em determinado assunto, o que devo aprofundar ou solidificar. A “metacognição é um processo mental interno pelo qual uma pessoa toma Anais...João Pessoa(PB) UFPB, 2020. Esse processo de análise exige maturidade de todas as partes envolvidas para que não ocorra nenhuma situação de bajulação nem sejam realizadas críticas inconsistentes - e, claro, para que os resultados sejam encarados com profissionalismo. Ao propor atividades desafiadoras e trabalhar com problemas autênticos, o educador valoriza o protagonismo da turma e coleta evidências sobre criatividade, engajamento, entre outros aspectos ligados ao socioemocional, 18 indicações culturais para aproveitar nas férias, Especialistas e educadores dão sugestões de livros, filmes, documentários e podcasts que prometem boa companhia e formação aos professores durante o perÃodo de descanso, As oportunidades e os desafios do balanço de final de ano para a gestão escolar, O que gestores precisam levar em consideração neste momento de finalização das atividades escolares e como essa ârevisão finalâ pode determinar as metas para o próximo ano letivo, Autoavaliação: entenda como aprimorar suas práticas na Educação Infantil, Ao revisitar o trabalho realizado, é possÃvel levantar informações pertinentes para dimensionar a qualidade do que foi feito e promover ajustes quando necessário. Eu consegui contribuir para que os estudantes tivessem mais autonomia? Para Evandro, a principal aprendizagem desse ano é o estabelecimento de uma nova cultura de relação entre escola e famílias. O que gostariam de saber? ReCiL - Repositório Científico Lusófona; A Autoavaliação Institucional é a nossa voz; nossa participação num processo que teve sua origem na perspectiva política democrática. A seguir estão as opções para preenchimento do formulário. Todos acessaram? 4. Edileuza aconselha começar pela análise das avaliações realizadas ao longo do período, já que o desempenho dos estudantes é um dos maiores indicativos dos aspectos nos quais o professor pode melhorar. AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.. “Essa cultura de tentar aproximar as famílias das nossas práticas, envolvê-las nesse movimento de trabalho junto das crianças, é um dos principais ganhos”, enfatiza. Com a equipe interna, ela faz reuniões semanais, pede sugestões e registra os comentários. . Reflita sobre as interações desse ano e observe as aprendizagensEvandro Tortora: “Refletir, para autoavaliar-se, sobre todas as ações que tivemos ao longo desse ano. Ou, então, colocar uma lista de exercícios, que pouco se justifica, como se estivesse tudo normal e os alunos tivessem todas as condições para fazer? Edileuza lembra que todo profissional deve se autoavaliar, mas que, na Educação, isso se torna ainda mais essencial, já que essa reflexão sobre as próprias práticas permite que alterações sejam feitas a tempo de promover uma melhor atuação em sala de aula em benefício dos estudantes. Se o ano não começar dessa forma, teremos que nos manter nesse regime ainda por alguns meses. ( ) sim ( ) não Solicito a ajuda do Conselho Tutelar sempre que preciso? Esse, sem dúvida, será um dos “legados” desse ano, segundo Evandro Tortora, professor de Educação Infantil no CEI Tancredo Neves, em Campinas (SP) e colunista da NOVA ESCOLA. A autoavaliação é uma prática que deve ser exercida por todos os participantes do processo educacional de forma clara e rotineira, sendo admitida em toda instituição (PERRENOUD, 2000). Autoavaliação: a hora de refletir sobre seu trabalho Avaliar a própria postura e a prática, com a ajuda da comunidade, é uma maneira de você crescer e se aprimorar como gestor Salvar POR: Noêmia Lopes 01 de Dezembro de 2012 Olhar para si mesma A avaliação do seu trabalho levou Hélia, de Cuiabá, a ter o apoio de todos na hora de tomar decisões Carlos Leão. nota atribuída ao aluno por si próprio, ao analisar o seu desempenho. 3 0 obj
Os momentos são outros”. Isso também garante que o professor não coloque sobre si uma cobrança excessiva. "De jeito nenhum", diz Márcia. Reveja o planejamento de 2020 para pensar em 2021Evandro Tortora: “É importante olhar para o planejamento que tivemos nesse ano, afinal, passamos por muitas modificações. É uma ação que propicia a reflexão ativa que gera importantes mudanças na prática. O arquivo traz pontos sobre organização, planejamento e até mesmo sua relação com os estudantes. Nome do Docente: Escola/Agrupamento: Departamento Curricular: 1º Ciclo do Ensino Básico. Como gostariam que fosse?- Como eles se sentiram durante esse período? 2. - Senti dificuldades em articular a interdisciplinaridade; -Sinti dificuldades em fazer cumprir regras de participação ordenada; - Senti dificuldades em estimular o trabalho em equipa; responsabilidade, dentro da sala de aula; - Procurei informação adequada sobre como articular o trabalho de equipa com os, Avalio a concretização das actividades lectivas e o cumprimento dos objectivos, Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem, Do not sell or share my personal information. Os aprendizados tecnológicos e metodologias ativas que foram introduzidas no dia a dia do educador nos meses de pandemia dão pistas grandes que podem ser aprofundadas. de melhorar a prática pedagógica e de buscar soluções para as dificuldades ( ) sim ( ) não Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas? E olhar para esse caminho, pensando se a gente interagiu sempre da mesma forma, se a gente não buscou novas alternativas, o que aprendemos de novo, se conseguimos aplicar esses conhecimentos tecnológicos nesse momento. O arquivo traz pontos sobre organização, planejamento e até mesmo sua relação com os estudantes. Confira abaixo: Na prática, o processo da autoavaliação costuma render bons frutos. Por isso, faz-se necessário criar um ambiente Bem-feita, ela fornece boas pistas do que é preciso aprimorar. Pequenos conselhos, grandes transformações, Comentadas Semana teve cursos de arte e libras, e vagas, Semana teve cursos de arte e libras, e vagas. Aprendizagem Visível Para Professores: Como Maximizar o Impacto da Aprendizagem – John Hattie, Editora Penso. adoção de novas práticas. Elenco Modular CEF_inglês - s. anabelamatos1681756. da Universidade, do nosso corpo docente, discente, colaboradores e egressos, em um esforço coletivo no sentido de rever, ponto a ponto, as possíveis causas, . A autoavaliação do desempenho docente, de modo geral, assume um papel essencial na área educacional, pois esta pode proporcionar melhorias na qualidade do ensino. A partir de reflexões como essa e do resultado prático que essas atividades tiveram com os estudantes, Greiton guiará alguns dos pontos da sua autoavaliação deste ano. Para submissão de documentos no ReCiL solicite por favor os dados de acesso através do e-mail repositorio.recil@grupolusofona.pt. A Comissão Própria de Avaliação convida você para participar da Autoavaliação Institucional das FIU.Esta avaliação é muito importante pois além de encaminhar os resultados para o MEC, possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição de Ensino.Contamos com você: Compartilhe o link abaixo para outros Estudantes das FIU.https . ( ) sim ( ) não Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela? Relatório Auto avaliação docente. Pensando nos alunos do Fundamental 2, Greiton se questionou sobre como garantir uma aprendizagem criativa, formativa e que, de fato encoraje o estudante a assumir uma postura mais engajada em sociedade diante de tantos fatores negativos, como falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos e os altos índices de contaminação e mortes por covid. ( ) sim ( ) não Opiniões e sugestões: _____________________________________________________, Caros pais, preciso da sua opinião para melhor atendê-los. Pode ser interessante inserir um pequeno quadro de autoavaliação em toda prova variando as questões ao longo do ano. (2012) trazem o conceito de Converse com os colegas, você também pode aprender com o outroCamila Zentner Tesche: “É fundamental que a autoavaliação seja realizada junto com o coletivo da escola e que, antes, seja feita uma escuta muito cuidadosa para que cada professor possa desabafar sobre tudo que passou nesse ano e falar de suas dificuldades. O que fazemos no remoto é outro movimento, diferente de Educação à distância e a autoavaliação deve considerar isso”. É o que tem feito Keli Patricia Luca, coordenadora pedagógica na EMEI Romeu Fiorelli, em São Caetano do Sul (SP). Para quem mantém uma rotina de registros das atividades, consultar tais registros pode ajudar a relembrar o ano docente. In: IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações. Funciona assim: primeiro, ela e o professor planejam uma atividade, executam-na com os estudantes e fazem registros dela em ação, como fotos e vídeos. Quais dificuldades?- Sobre a covid-19: O que já sabem? Associação Nova Escola © 2017 - Todos os direitos reservados. Dica de Marcela Saramela: “Muitas vezes, os professores ficam engessados em só seguir o planejamento e têm resistência a essa mudança de rota. Nossos entrevistados da reportagem comentam alguns pontos que aprenderam em seus próprios processos de autoavaliação e compartilham suas experiências e conselhos: 1. 2 Para os docentes avaliados pelo regime especial, o relatório incide nas alíneas d) e e). O que fazemos no remoto é outro movimento, diferente de Educação à distância e a autoavaliação deve considerar isso”. processo de avaliação do desempenho trás a sua prática docente. Para Greiton Toledo de Azevedo, professor de Matemática do 6º ano na EM Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo (GO), há “antes e depois” da pandemia para entrar na reflexão e levar para a rotina também do ensino presencial. Obrigado! Melchior (2004) corrobora o conceito de autocontrole como sendo uma: “figura privilegiada da autoavaliação, é um componente natural da “Às vezes eles trazem um olhar que a gente não percebeu na hora que estava desenvolvendo a estratégia. ( ) sim ( ) não Informa a todos sobre os projetos em andamento e pede a colaboração para que eles se realizem? É um livro bem acessível”. Precisei rever meu papel como gestora e hoje sei que ninguém precisa ouvir ?Você não sabe fazer isso?. aprendizagem, em relação à constatação dos efeitos produzidos por essa ação” outra como sendo um constante “diálogo interno alimentado pela linguagem do “Isso despertou neles o interesse para melhorar a leitura, porque todo dia sabiam que eles iriam ler aquele livrinho. Dica de Ricardo Quirino: “Esse livro traz vários indicativos de autoavaliação que podem ser usados para a construção de uma rubrica”. Para realizar essa recomposição, os docentes tiveram de testar novas metodologias, priorizar habilidades e realizar diversas mudanças. ( ) sim ( ) não Entende a escola como lugar de formação continuada? “Se o professor não tem essa prática na rotina, talvez não consiga ter todas as respostas que gostaria neste momento”, observa. Essas referências podem ajudar os docentes a irem além da autoavaliação. que possibilitam o trabalho pedagógico (MELCHIOR, 2004). “autonotação” e o “autocontrole”. na exposição dos atributos referentes ao seu desempenho profissional, tendo em. autoquestionamento de sua ação e do que ela produz (VIAL,1995), um processo de Confira também: Os 5 principais equívocos na autoavaliação Confira Modelos de autoavaliação Modelo Modelo Modelo Modelo Fonte: Ensinar História - Joelza Ester Domingues Datas Comemorativas: → Moldes de Emoji → Molde de estrela O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. de saber o que se espera das pessoas lhes for dada, facilitará sua organização Quais estratégias eu posso acrescentar ou testar. Fim de ano sem loucura: dicas para gerenciar seu tempo, No fim do dia, ser professora vale a pena. 5. <>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB/ImageC/ImageI] >>/MediaBox[ 0 0 595.32 841.92] /Contents 4 0 R/Group<>/Tabs/S/StructParents 0>>
Quais aprendizagens foram mais significativas? Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Ou seja, uma roda de conversa acolhedora para perceberem que todo mundo estava no mesmo barco e passou por muitas aflições e que a gente fez o máximo que podia”.3. estabelecimento de abordagens programáticas e na elaboração das planificações; o trabalho autónomo dos alunos e a aquisição de métodos de trabalho; encorajadoras, os alunos com dificuldades, no sentido de estes poderem construir. Baixe PDF com modelo para autoavaliação. ( ) sim ( ) não Sei ouvir críticas e levá-las em conta na mudança de minhas práticas e atitudes? ( ) sim ( ) não Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei? : Ciclo de Avaliação de 2009-2011. Retrospectiva: como foi o ano de 2022 na Educação? ", questionava-se a vice-diretora da EMEIF José Carlos de Pinho, em Fortaleza, Jisle Monteiro Berreza Dantas. A autoavaliação deve ser sua grande aliada, visto que ela permite melhorar os processos para que a escola atinja os seus objetivos de aprendizagem. outro” (HADJI, 2001, p. 104). Art. Olhar para o percurso como um percurso de aprendizagem mesmo”. “O trabalho do professor é intencional e conta com um planejamento feito no início do ano letivo. ( ) sim ( ) não Que leitura faço desse tipo de prática? Para começar, uma boa sugestão é olhar para trás e listar quais mudanças de prática vieram com a transposição da rotina da sala de aula presencial para o ensino remoto. No entanto, não é fácil incentivar e implementar a autoavaliação sem que os Ao final de um semestre, a autoavaliação serve como um importante instrumento para planejar o restante do ano letivo levando em consideração tudo o que já aconteceu. durante ou depois da ação, que ao ser analisada orienta o planejamento das Escolha de acordo com a sua função na UFRRJ: DISCENTES. Além disso, ajuda ativamente os professores no processo de autoavaliação com relatos reflexivos. A Quinta Disciplina: a Arte e Prática da Organização Que Aprende – Peter Senge, Editora Best Seller. Ao refletir sobre esses seis meses de trabalho na quarentena, o educador Guilherme mapeou o que funcionou durante o período e que não funcionou. . Para Greiton Toledo de Azevedo, professor de Matemática do 6º ano na EM Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo (GO), há “antes e depois” da pandemia para entrar na reflexão e levar para a rotina também do ensino presencial. educação e na formação docente. objetivos traçados e de sua função principal de regular o processo educativo. Não se pode deixar que a avaliação do desempenho docente afaste-se dos encorajando a participação de todos na dinâmica das aulas; - Procurei estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem; - Proporcionei e planifiquei actividades, potenciadoras de despertar e apelar para. Com os pais, a pesquisa é bem sistematizada: duas vezes por ano, a diretora envia um questionário com perguntas para saber o que eles pensam sobre a atuação dela. Se orgulhe do que você conseguiu fazerGreiton Toledo de Azevedo: “O professor deve se orgulhar muito do que fez, mesmo que não tenha conseguido o papel ideal entre o feito e o perfeito, o feito foi realizado e isso não pode ser desconsiderado, sobretudo, tratando de um momento tão difícil. Evandro cita como exemplo os grupos de WhatsApp com as turmas, que já existiam em algumas escolas e ficaram ainda mais fortes durante a pandemia ou foram criados para comunicar e promover interação entre escola e famílias, principalmente com o compartilhamento de atividades, fotos e vídeos. Os outros são para os diferentes segmentos da comunidade. FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AUTO-AVALIAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Agrupamento de escolas / Escola Nisa Código 130291 Direcção Regional de Educação Alentejo Nome do avaliado Paula Maria Farmhouse Oliveira Lourenço Categoria Educadora de Infância Departamento curricular Pré escolar Período em 7/1/1905 a 2009 tempo; a dificuldade em aceitar o feedback sobre sua prática de trabalho; a falta de ferramenta de prestação de contas ou como um documento para penalizar o “A gente não avalia a figura da pessoa, mas o trabalho, a atividade docente”, comenta Edileuza. Saiba mais aqui, Aproveite o recesso de fim de ano para descansar o corpo e a mente, Saúde mental envolve o cuidado consigo e com o outro, mas também é fruto da promoção de um ambiente psicossocial positivo na escola. “O que aconteceu neste ano me fez pensar, enquanto professor, que não dá para colocar criatividade, autonomia e outras habilidades assim dentro de uma prova. “autocontrole” é um processo contínuo de avaliação realizado pelo próprio sujeito, “é ( ) sim ( ) não Abre as portas da diretoria para que as turmas deem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos? “Isso é importante para que o educador aprenda a exercitar o olhar para si, retomar o que aprendeu, perceber quais as suas dificuldades, dialogar com o professor que é seu parceiro mais experiente e discutir sobre o que pode melhorar, quais as estratégias para seguir em frente, e, claro, avançar nos pontos que ainda não estão bons”, explica Camila Zentner Tesche, coordenadora de Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e formadora da rede. IA_��"��4@g��DJZI�aZ�f����ff��bO��qt&"�5��&�d�6_��}��e�~����������g7 �\0!��h$mp�W!�L���݀�����������������=�eOs�Nڈ͢�piH�%�%yx��p�a,,17���W/�Ȼ~�C��K���]^��_|��O�=�C�G�|}�$&W?������7JÅ�;���ޗXs�������8�}叕W���X{ 5+�-|��[����;!��u]V�M'v��c�=boPC��5����3|���lY%��&eM J�� �r�u��?��X��{�-i��/Yʖ�3�cW���h�uS-�hЋl�s�+��
�m}X� :��/pא贋���)���S��.��DI�l��Ud�����dm���x$�(��A.P��S��U�p.aKF^�:+J�!�F504v�j.�@c�dg�A^E���ܡJIͣ�Ճ�0{��Ad�N�B_�3ny� ����\�Ģ* �M�63r�K��鏟(!Z�:(�@a�� p� �Va��袬� 0�f�r�����Y������ W�m8i�|,�B��*����ƫ�d���J+�. “A tecnologia e as novas formas de se comunicar permitem esses movimentos e, também, estão muito atreladas a questão da autoavaliação dos docentes [por conta dos feedbacks que são dados durante as interações dos alunos e familiares]. Planejar, aplicar, avaliar, refletir e planejar de novo. Procure ouvir seus alunos sobre o momento que vivemos. medidas que irão melhorar o processo de ensino-aprendizagem posterior Iniciamos o ano com um planejamento pensado para o contexto presencial e, na sequência, tivemos que, às pressas, mudar os planos e pensar em interações à distância. registro. ( ) sim ( ) não Acompanha a frequência dos professores? ", "Você tem alguma dificuldade para falar com a direção?" qualificação, tem sentido como autocontrole”. Isso porque, no contexto presencial do seu dia a dia na Educação Infantil, a interação era pensada diretamente com as crianças e, no ensino remoto, há uma relação direta com as famílias e indireta com as crianças, pois há um adulto intermediado esse contato. ( ) sim ( ) não Leva em consideração a cultura da comunidade no projeto educativo da escola? Como integrar a avaliação das competências socioemocionais à rotina? “Essa parceria com a coordenação auxilia no processo de autoavaliação”, garante. Algumas redes de ensino trabalham com modelos prontos, como as rubricas de autoavaliação. A ideia da autoavaliação é que esta é uma das formas de incentivar o Foi-me atribuído um horário de 18 horas lectivas, as quais se repartiram na leccionação de Educação Visual e Tecnológica (EVT) às turmas 6ºA, 6ºB, e 6ºC (12horas); Área de Projecto (AP) às turmas 6ºA, 6ºB e 6ºC (6horas); Relativamente às horas da componente não lectiva, estas foram distribuídas no desempenho das funções de coordenação (3horas); avaliação docente ( 3horas); projecto oficina criativa e cenografia (1hora); ocupação plena (1 hora) DOCENTE DOS 1, 2 E 3 CICLOS E DO ENSINO SECUNDRIO AUTO-AVALIAO.
Cadin São Paulo Prefeitura,
Seleção Espanhola Jogadores,
Jogo Do Chelsea Hoje Ao Vivo,
Pagamento De Deslocamento De Funcionário,
Detetive Rastreador De Celular,