3- Vi nos comentários que os processos estão sendo numerados em 1 semana. A cidadania por descendência é uma das vias mais fáceis para a cidadania portuguesa. Por conta da demora, e os detalhes burocráticos, o processo para retirar a dupla cidadania necessita um investimento. Um processamento e apresentação incorrectos podem aumentar o tempo de processamento do resultado. 2° Via da certidão de nascimento da vó do meu esposo (está em processo de restauração e já está para finalizar); RG da vó do meu esposo atualizada; Formulário 1C preenchido e firma reconhecida; Irei leva la para fazer prova de vida no consulado ainda esse mês (ela tem mais de 70 anos). Tecnicamente é possível, mas 90% cai em exigência para refazer no consulado português. Pedir a nacionalidade portuguesa. Os filhos de portugueses possuem direito à nacionalidade, de acordo com a previsão da Lei de Nacionalidade. Serão relatados aqui apenas os principais casos de possibilidade de obtenção da nacionalidade portuguesa por tais meios. Tem direito a requerer a nacionalidade portuguesa quem é estrangeiro (nascido fora de Portugal) e é filho de cidadão português (pai, mãe ou ambos nascido em Portugal ou que … Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar". Meu receio de lançar mão do apensamento, era de que o processo do meu marido (aquisição por casamento) pudesse atrasar o prazo para o processo de atribuição dos meus filhos, pela aquisição ser um processo conhecidamente mais demorado. Temos assistido muitos Goans na aquisição da cidadania portuguesa através do nosso processo sem complicações. Vamos lá: Preciso fazer a solicitação da ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE PARA MENORES (são duas crianças de 4 e 7 anos, respectivamente) e AQUISIÇÃO DE NACIONALIDADE PARA ESPOSO. foto atual 3 × 4, colorida; cópia da certidão de nascimento portuguesa do progenitor português ou documento equivalente; cópia carteira de identidade ou documento … Caso o país não seja membro da Convenção de Haia, o documento deve ser atestado pelo Consulado / Embaixada de Portugal na área de jurisdição do referido país. Para a elaboração de assentos de nascimento atributivos da nacionalidade portuguesa é necessária a visita presencial (com agendamento prévio) ao Consulado Geral. Pergunto isso porque entendo que a validade de 1 ano será considerada independentemente da data de recebimento dos documentos, correto? Portanto, sua certidão terá validade até o próximo mês de julho. Saiba quais são os documentos necessários. O Passaporte Português/Nacionalidade é dado àqueles que nasceram antes de 1961 nos antigos territórios portugueses de Goa, Daman, Diu, Dadra, e Nagar Haveli durante a Soberania Portuguesa, ou seja, até 19 de Dezembro de 1961, que é dado de acordo com a lei 37/81 da Nacionalidade Portuguesa e as revisões e legislação relevantes sobre a referida lei. Condições. O primeiro passo para pedir a nacionalidade portuguesa é confirmar que você tem direito a fazer solicitação por ser descendente de um cidadão português. Disse que, como não estava acostumado com os serviços solicitados, eu deveria entrar em contato com Washington para que eles me orientassem. Por isso, poupe seu tempo e esforço e dinheiro, e faça a certificações no consulado. É a partir desta certidão, que comprova o parentesco com o cidadão português, que o processo de … Documentos necessários para pedir nacionalidade portuguesa, Documentos necessários para o passaporte português. … Mas existem regras diferentes na hora de fazer o pedido … Certidão do registo de casamento já transcrito, de cópia integral. Sabem me dizer se os documentos seriam aceitos ou se eu precisaria retirá-los de novo (até mesmo o formulário)? Al hacer clic en el botón Aceptar, acepta el uso de estas tecnologías y el procesamiento de tus datos para estos propósitos. a sua certidão de nascimento legalizada. O candidato nascido em Goa, Daman, Diu ou Dadra e Nagar Haveli antes de 19-12-1961 ou 24-06-1954 ( No caso de Dadra & Nagar Aveli) deve apresentar um dos documentos acima mencionados emitidos pela antiga Administração de Antigo Estado da Índia, obrigatoriamente:- “Bilhete de Identidade; Cédula Pessoal; Passaporte Português; Documento de Viagem”. Site dedicado a obtenção a cidadania portuguesa. Mas, para os adultos o custo está … quando fizer o pedido, já tiver residência legal em Portugal há 3 anos, estiver inscrito nas Finanças e no Sistema Nacional de Saúde e tiver frequentado a escola em Portugal ou provar … Enviando o documento na próxima semana por DHL e considerando que a minha certidão repográfica foi tirada no dia 10/07/2020, não devo ter problemas, certo? Eles em geral sabem como fazer para "a salvaguarda do reconhecimento da assinatura". O tempo necessário para concluir o processo de Registo de Nacionalidade Portuguesa / Passaporte Português é de aproximadamente 2 – 3 anos ou mais a partir da data de apresentação dos documentos à Conservatoria dos Registos Centrais, Lisboa, Portugal, sujeito à conclusão da verificação do Teor do Nascimento e Casamento / Certidão do requerente e dos seus pais pelas autoridades competentes em Portugal. tiver menos de 18 ou for incapaz e o seu pai ou a sua mãe tiverem adquirido a nacionalidade portuguesa depois de já ter nascido; for membro de uma comunidade … Para pedir a nacionalidade portuguesa vai precisar de apresentar os seguintes documentos. Se tiver pode usá-lo. Descubra como obter um código de consulta. Pensei que o processo de casamento não pudesse correr pelo ACP, apenas por Lisboa, mas vou enviar então os 3 processos para lá em um mesmo envelope (devidamente identificados, claro) e solicitarei o apensamento dos mesmos. Parece ser aonde está andando mais rápido então. Como os processos das crianças iriam juntos, ainda assim preciso fazer uma cópia de cada pai/mãe apostilada para cada processo. Para ter direito à cidadania do país é necessário que o casal tenha mais de 3 anos de união, fora preencher todos os pré-requisitos descritos na lei. Vistas essas condições para a requisição do pedido de cidadania portuguesa por casamento, é hora de conhecer quais os documentos necessários para o processo. Preciso fazer a solicitação da ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE PARA MENORES (são duas crianças de 4 e 7 anos, ... Não encontrei no fórum a lista mais atualizada dos documentos necessários para solicitação de aquisição para o meu marido. A nacionalidade portuguesa pode ser adquirida à nascença ou durante a vida de uma pessoa. Como cidadão estrangeiro de outro Estado-Membro da União Europeia, pode requerer a nacionalidade portuguesa se preencher determinadas condições, tais como:Os procedimentos para requerer a nacionalidade podem diferir consoante o local onde nasceu, quantos anos viveu em Portugal, a nacionalidade dos seus familiares, a sua relação com a comunidade portuguesa, etc. Para pedir a nacionalidade vai precisar de apresentar: se é casada/o. E o custo pode variar dependendo a quantidade de documentos necessário, tempo de honorários e despesas no cartório. ; 3) AQUISIÇÃO ESPOSO: Não encontrei no fórum a lista mais atualizada dos documentos necessários para solicitação de aquisição para o meu marido. Os seguintes documentos serão sempre necessários para o pedido de aquisição de nacionalidade pelo casamento: Certidão do registo de nascimento do requerente; Certidão do registo de nascimento do cônjuge português, com o casamento averbado. Precisava ter lido e saber dessa instrução para argumentar com o funcionário. Confira a lista completa de documentos para tirar cidadania portuguesa: Certidão de nascimento; Requerimento da atribuição de nacionalidade preenchido, assinado e … O pedido de nacionalidade portuguesa deverá ser feito em Portugal, diretamente com uma das Conservatórias dos Registos Gerais. A Travco Holidays Pvt. Para menores, … Quais os documentos necessários para tirar a cidadania portuguesa? https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C", O formulário 1C pode ser certificado por autenticidade no cartório no Brasil, ou certificado. A embaixada em Washington disse que eu não terei problemas considerando o documento do jeito que está, mas ainda assim eu fiquei um pouco preocupada. Entrarei no mesmo local onde eles fizeram o deles . Como requerer a nacionalidade portuguesa? Como fizemos estes procedimentos há vários meses, estou preocupada com os documentos não serem aceitos numa conservatória por uma questão de validade. Saiba onde solicitar a nacionalidade portuguesa e os requisitos para apresentar um pedido, de acordo com a sua situação. Veja abaixo a lista de documentos necessários: Certidão de nascimento do(a) requerente, em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano (original) e devidamente apostilhada ; C ertidão de … Os documentos emitidos fora da Índia devem ser atestados com apostila do respectivo país emissor. Para dar entrada no processo, basta juntar a documentação abaixo, depois preencher o requerimento. Tem que pedir a cidadania do seu pai primeiro e, depois de concedida, pedir a sua como filho. O documento mais importante é a certidão de nascimento do antepassado português. Nossa assessoria abrange a análise documental e todas as etapas necessárias para que o descendente obter a nacionalidade portuguesa. Portugal inclui também os arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira. Documentos necessários para requerer a nacionalidade portuguesa no caso de menores -18 anos: Requerimento integralmente preenchido , a ser assinado por ambos os pais presencialmente no Consulado; Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR (digitada) do requerente menor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada ; Seu passaporte está válido, e consta a filiação na página 2? @Leticialele, nossa, o processo é rápido pelo Arquivo Central do Porto. A duração varia de 3 a 2 anos. Nestes casos, a aquisição da nacionalidade depende sempre de uma decisão do/a Ministro/a da Justiça. Pessoal, tive problemas com o consulado aqui em Chicago, só agora vou enviar o documento a Portugal e gostaria de fazer algumas perguntas, por favor. Certidão de nascimento brasileira apostilada, em cópia integral e emitida por fotocópia; Registro Criminal emitido pelos países Nacionalidade Portuguesa para Nacionais Angolanos. O tempo necessário para concluir o processo de Registo de Nacionalidade Portuguesa / Passaporte Português é de aproximadamente 2 – 3 anos ou mais a partir da data de apresentação dos documentos à Conservatoria dos Registos Centrais, Lisboa, Portugal, sujeito à conclusão da verificação do Teor do Nascimento e Casamento / Certidão do … A documentação de um processo de nacionalidade varia de acordo com o fundamento do pedido, ou seja, cada caso é um caso. Seu RG tem que ter menos de 10 anos de emissão. Há duas modalidades de visto para nômade digital que podem ser solicitadas, a depender da duração do seu contrato de trabalho, ou de prestação de serviços. A atribuição da nacionalidade portuguesa pode depender do lugar de nascimento da pessoa, de há quantos anos vive em Portugal, da nacionalidade dos … Acha que eu poderia ficar tranquila enviando os documentos agora ou seria mais seguro pedir a emissão de documentos novos? 8) Certidão de Nascimento do filho/a do português de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada, emitida há pelo menos 1 ano e com reconhecimento de firma; 9) … 2- No consulado, não utilizaram os documentos que levei, imprimiram o que eu tinha mandado por email (ficando o formulário 1C em 2 folhas separadas), riscaram o quadro 3 do formulário 1C e anexaram uma folha aos documentos para falar das duas autenticações que eu precisava. Se eu mandar os documentos logo por DHL, consegue me dizer se existe um risco grande deles entrarem numa fila e serem analisados após julho deste ano? Para se dirigir ao consulado e entrar com o requerimento, você precisa dos seguintes documentos: Certidão de nascimento de quem entrará com o pedido; Requerimento da atribuição de nacionalidade preenchido, assinado e com firma reconhecida em cartório; Transfira dinheiro Online. Não receberá uma resposta ao seu comentário. Os portugueses que residem num país da União Europeia (UE) ou num país de língua oficial portuguesa fora da UE, incluindo Macau, podem fazer o pedido de registo de nascimento e de nacionalidade portuguesa online para os seus filhos. Documentos para cidadania portuguesa no caso de união estável. Se você é cidadão português — por nascimento ou por atribuição — tem o direito de requerer a atribuição da nacionalidade portuguesa aos seu(s) filho(s) menor(es) de 18 anos. A sua certidão de nascimento: se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia. Como estou nos EUA, meu pai recolheu a minha certidão de nascimento repográfica de inteiro teor em 10/07/2020 no Brasil e alguns outros documentos na mesma época. Prezados, por gentileza, gostaria de fazer uma pergunta relativa aos documentos necessários para dar entrada ao pedido de cidadania portuguesa. O estado italiano não reconhece a união estável, mas a Lei de Nacionalidade Portuguesa sim! Estou perguntando porque eu recolhi os documentos no ano passado, mas acabei não dando entrada ainda. a certidão de casamento (se possível, em cópia integral emitida por fotocópia), que pode ser dispensada se o … 1-) Pode, inclusive você pode pedir o apensamento destes processos, de acordo com a nova alteração do artigo 40-A; 2-) Muito embora não seja obrigatório, o melhor e mandar a certidão por cópia reprográfica, apostilada; Sim, precisa apostilar os todos os documentos de identidade; Caso você peça o apensamento dos processos, pode aproveitar 1 jogo de documentos para todos (conforme permitido pelo artigo 40-A do Decreto Lei 26/2022); 3-) Formulário está aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710, Pagamento neste link aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3, Documentos necessários tem aqui: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#Documentosnecessrios. Portugal tem que aceitar!! Se no consulado rebitaram todas as páginas juntas, aplicaram o selo, carimbaram em relevo, e assinaram por cima, não terá problema. se a certidão for estrangeira, a legalização deve ser feita através de apostila ou visto do … Quanto tempo demora a obter a nacionalidade portuguesa? https://www.eurodicas.com.br/documentos-para-cidadania-portu… Caso o país não seja membro da Convenção de Haia, o documento deve ser atestado pelo Consulado / Embaixada de Portugal na área de jurisdição do referido país. Quanto é o investimento necessário para obter a nacionalidade portuguesa como neto? O cônsul chegou com o documento pronto, na verdade, pois ele tinha me pedido o mesmo por e-mail junto com outros documentos. Os nacionais angolanos, assim como os nacionais das demais ex-colônias portuguesas, têm direito a procedimento especial para obtenção da nacionalidade portuguesa. Tipicamente, só precisará de provar a sua ascendência através da sua certidão de nascimento e a dos seus pais. @gandalf, muitíssimo obrigada pela sua mensagem! A Nacionalidade Portuguesa pode ser de origem, decorrente do direto de sangue, ou derivada, relacionada ao direito do território. Um pedido de nacionalidade portuguesa custa 250 euros, e o pagamento pode ser feito das seguintes formas:Se já solicitou a nacionalidade portuguesa, pode acompanhar online o estado do seu caso, utilizando o código de consulta. Os documentos emitidos fora da Índia devem ser atestados com a apostila do respectivo país emissor. Assim evito trabalho nestes documentos e acrescento apenas a sequencia para meu pai e a mim. Quem é elegível para a cidadania portuguesa? @Leticialele, muitíssimo obrigada pela sua informação! Aliás, aproveitei e pedi a certificação do meu passaporte também (parece que a minha identidade não tinha 10 anos antes, mas agora tem). Devo ter problemas? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/p261. ; Cópia do RG das crianças e dos pais precisam ser todas apostiladas? Para o Arquivo Central do Porto!! Como o Avô é comum, alguém saberia me informar se posso utilizar a mesma documentação (já apostilada e entregue ao Vice Consulado) tipo certidão de batismo, nascimento do Avô entre outros, mesmo já tendo passado mais de 3 anos? Envie através da TransferWise, a forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Se nasceu fora de Portugal e tem um avô português, também pode qualificar-se para a cidadania. Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. @Leticialele, por favor, gostaria de fazer só mais uma pergunta, se possível. @Juliana_dmgrp , se mandar por DHL (mais rápido e seguro) para o Arquivo Central do Porto, em 6 meses seu processo estará concluído. Pessoal, mesmo lendo as discussões, fico sempre com receio de alguma regra ter mudado e gostaria da ajuda de vocês porque meu caso é específico. @gandalf, sim, o meu passaporte está válido e consta a filiação na página 2. Caso tenha erro, a pessoa pode pedir uma retificação administrativa dos documentos junto ao cartório que realizou esse registo. Pode deixar-nos um comentário sobre o que podemos melhorar. Alguém teria? Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa Documentos necessários para reagrupamento familiar. Após o nascimento e casamento deste indivíduo é registado na Conservatoria dos Registos Centrais/Conservatoria do Registo Civil em Lisboa, Portugal, os seus descendentes são elegíveis para requerer a nacionalidade portuguesa / Passaporte Português. @lenapscr Então, sobre essa questão da regra nova, não sabemos como o ACP vai proceder... Pode ser que eles façam todos os processos lá, pode ser que eles façam somente o das crianças e mandem o do marido para a CRC. No caso de uma previsão … Portugal está situado na Península Ibérica, limitado pelo Oceano Atlântico a oeste e a sul, e por Espanha a norte e a leste. Em média, o valor para conseguir retirar a cidadania portuguesa varia entre R$4 a R$20 mil. Prezados, por gentileza, gostaria de fazer uma pergunta relativa aos documentos necessários para dar entrada ao pedido de cidadania portuguesa. Ele me explicou que o consulado aqui não está acostumado a fazer o tipo de serviço solicitado, sendo voltado para reuniões comerciais. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710, https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3, https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#Documentosnecessrios. De qualquer forma você não será fácil voltar ao consulado. Você pode ficar tentada a fazer a certificação com um notário, e mandar apostilar no Department of State (DoS) pelo correio. a certidão de nascimento da mãe ou do pai que adquiriu a nacionalidade portuguesa, da qual conste a aquisição da nacionalidade: que pode ser dispensada se o registo estiver numa … Quer participar e contribuir? Uma vez reunidos todos os documentos, deverá agendar dia e hora para se dirigir ao Consulado.. Relativamente aos processos de pedidos de registo de menores de 12 (doze) meses, e na eventualidade do seu caso ser de extrema urgência e não verifique vagas disponíveis no portal, queira, por favor, enviar-nos e-mail para o … Dê-nos a sua opinião sobre o conteúdo desta página. Pode pedir a nacionalidade portuguesa nestas condições se os seus pais não forem portugueses e: tiver mais de 18 anos (ou for emancipado segundo a lei portuguesa) tiver nascido em Portugal. 3 - Não terá problemas, mas mande logo que puder!! Ltd. é um dos principais agentes portugueses de passaportes em Goa e tem vindo a servir clientes desde 2003. Meu pai a retirou no Brasil e vai me enviá-la agora. Estou iniciando com minha documentação, sou neto de Português, alguns primos já concluíram seus processos e já foi deferido a eles a cidadania. Utilize o formulário de contacto para esclarecer dúvidas sobre as informações e serviços disponíveis neste portal. Documento para Cidadania de Filho (a) de Português 1 - Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do … Na página de instruções de preenchimento no próprio formulário, a segunda linha, diz assim: O presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura. Caso tenha pressa na nacionalidade dos filhos, mande somente estes para o ACP (que por serem menores, vão tramitar com prioridade) e mande o processo do esposo para a CRC. Sabem me dizer, por favor, se eles tem uma validade para serem aceitos nas conservatórias de registro civil em Portugal depois que são retirados? Eu assinei o formulário 1C no consulado brasileiro aqui nos EUA no dia 13/11/2020. Sou a portuguesa, moro no Brasil, sou casada com brasileiro há mais de 10 anos, não sou a declarante das certidões das crianças, porém já transcrevi meu casamento. se possível, em cópia integral e emitida … Muito obrigada pela dica em relação ao formulário 1C. Será numerado bem antes de completar 1 ano! @OrlandoBraga , se forem os originais, pode ser que aceitem. Para pedir a nacionalidade portuguesa vai precisar de apresentar os seguintes documentos. Documentos necessários para tirar carteira de trabalho, Quais são os documentos necessarios para abrir uma empresa, Documentos necessários para perícia do inss, Constituição de propriedade horizontal documentos necessários, Documentos necessários para escritura de compra e venda de imóvel, Documentos necessários para admissão de funcionários clt, Documentos necessarios para obter cidadania portuguesa, Documentos necessarios para tirar o nif em portugal, Documentos necessários para dissolução de sociedade, Documentos necessários para dar entrada no coren, Documentos necessários para assinar carteira, Documentos necessários para fazer identidade, Certificação energética documentos necessários, Renovação da carta de condução aos 50 anos documentos necessários, Documentos necessários para entrevista de emprego, Documentos necessários para compra e venda de imóvel. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar". De acordo com o consulado, o processo de nacionalidade portuguesa para neto menor de idade é gratuito. Nesse caso, deverá entrar em contato com … Para pedir a nacionalidade portuguesa vai precisar de apresentar: o seu documento de identificação. Não se esqueça que o processo por casamento tem diversos requisitos, inclusive comprovar a ligação efetiva, qualquer dúvida, pergunte no tópico específico.
Betis Vs Ludogorets Razgrad, Como Recuperar Senha Do Gmail, Declaração De Saída Definitiva Retroativa,